UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

O Bárbaro e a Gueixa (1958)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Este filme tem a fama de ter sido fracasso e por isso ser ruim. Dá para compreender que o público habitual de John Wayne tenha se assustado com esta fita de pouquíssima ação e muita história. E hoje é superada no gênero pelo recente e semelhante "O Último Samurai", com Tom Cruise. Mas foi realizado com muito capricho, em locações autênticas e até delicadeza.

Basicamente é narrado por uma gueixa que foi mandada para tomar conta do diplomata (ainda que ela narre coisas que não testemunhou ou não poderia saber). Quem faz o papel é uma japonesa, Eiko Ando, que não fez mais nada nem antes, nem depois. A história é real e muito conhecida no Japão, ela chamava-se Kichi e tinha originalmente 17 anos. Harris morreu em Nova York em 1878 e ela se matou em Shimoda, em 1892.

Infelizmente esse drama e possível tensão não está na tela. Piorado porque Wayne está fora do personagem e visivelmente constrangido e a garota inexpressiva. Mas é uma curiosidade feita por um diretor importante (Huston, de "Uma Aventura na África") mais interessado no exotismo do que no drama. Wayne (1907-79) não se dava bem ao tentar compor tipos estranhos a sua persona habitual, mas evitou o desastre recorrendo a uma atuação contida, até um pouco apática.

Huston (1906-87), estava mais preocupado no visual do que nos personagens (e cuja despreocupação e métodos de improvisação no set Wayne odiou). Está longe de ser o estudo sobre o choque de civilizações e diferenças culturais que o diretor dizia ter procurado fazer.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo