UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Velho e o Mar (1958)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Ernest Hemingway foi considerado um dos maiores escritores norte-americanos (se não o maior), principalmente depois de publicar este pequeno romance (novela) que também lhe ajudou a ganhar o Prêmio Nobel por sua carreira.

Adaptado pelo amigo Peter Vietel (marido de Deborah Kerr), o filme é um tour de force porque basicamente é a história de um único personagem, um pescador cubano velho e cansado (que é narrador, mas não tem nome) que tenta capturar um peixe enorme, numa luta insana e perigosa.

Basicamente é um filme solo, com poucas palavras, que pela sua própria natureza e dificuldade teve que ser feito num mar de estúdio (dizem que da rodagem participaram também Henry King e Fred Zinnemann, além de Sturges).

Houve refilmagens para a tevê em 1990 e 99, que são mais realistas do que esta (prejudicada pelo fundo/tela de projeção em estúdio). Mas na época o trabalho de Tracy foi muito elogiado (ele era considerado um dos melhores atores de todos os tempos, mas seu estilo não envelheceu bem).

Inspirado nas experiências do autor enquanto ele morava em Cuba, tem pontinha como turista da mulher da época de Hemingway, Mary. Indicado aos Oscars de Ator e Fotografia, ganhou o de Trilha Musical para Dimitri Tiomkin. Também Globo de Ouro de Ator.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo