UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

A Bela Adormecida (1959)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 4

Décimo nono longa de animação produzido por Disney,foi inspirado na obra homônima de Peter Tchaikowsky, que por sua vez se baseou no antigo conto do francês Perrault A trilha aproveita os temasmusicais do balé de Tchaikowsky O animadores optaram por um estilo dedesenho gótico medieval, com traços retos e planos sobrepostos .

Os cenários, muito detalhados, levavam dias para serem terminados. Para a voz de Malévola, considerada a mais terrível vilã de todos os clássicos Disney, chamaram a atriz Eleanor Audley, que já havia feito a dublagem da madrasta de "Cinderela". Muito das expressões faciais da personagem foram copiadas da atriz durante as sessões de dublagem e referência.

O filme custou 6 milhões de dólares e levou 6 anos para ficar pronto, já que nesse período, Disney construía seu primeiro parque, a Disneylandia, além de estar produzindo seu programa, 3 séries de TV, e alguns filmes com atores.

A fita foi um tremendo sucesso de bilheteria em seu ano, só perdendo para "Ben-Hur"! Até hoje o desenho é um marco dos Estúdios, servindo de referência para novas equipes de animadores, principalmente pela riqueza de detalhes dos fundos (backgrounds). Perde bastante em formato de tela Standard, já que foi criado e concebido como Widescreen, com película de 70 mm, o dobro do que se usa normalmente. Inclusive no making of, vê-se a diferença do original. Realmente é um absurdo reduzir a imagem em especial neste caso. Como saiu aqui antes do EUA, resta a esperança que pelo menos lá, apareçaem seu formato original (assim como já havia sido lançado nos já aposentados LDs/Laser Disc) .

O som foi gravado originalmente em estereofônico. Teve indicação ao Oscar de Trilha Musical (George Bruns). As músicas mais famosas são "I Wonder" e "Once Upon a Dream", interpretadas pela cantora de ópera Mary Costa (a voz de Rosa), sendo que a última conta com a participação do Príncipe Felipe (feito por Bill Shirley). Sem dúvida está entre os dez melhores e mais importantes desenhos produzidos por Disney.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo