UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Guerra

O Destino de um Homem (1959)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Existem inúmeros filmes mostrando a Segunda Guerra do ponto de vista americano, com todos os enfoques e abordagens possíveis. Mas há poucos em circulação com a visão da outra potência que foi decisiva para a derrocada nazista, até se sacrificando mais do que os EUA, a União Soviética.

Este é um filme notável para preencher essa lacuna. Ainda que os letreiros finais forcem isso, talvez para agradar ao regime, não se trata de propaganda soviética, e sim de um filme anti-belicista, poético e delicado, que celebra o humanismo e a esperança, contrastando-os com a pequenez dos atos heróicos, das torturas, da crueldade e desumanidade da guerra.

Extremamente bem narrado e elaborado, com câmera criativa e surpreendente, foi a estréia na direção do ator Sergei Bondarchuk (1902-94), que, além de interpretar em uma grande variedade de filme soviéticos durante mais de 40 anos, a partir daqui também teria uma bem-sucedida carreira na direção, e também como roteirista, sempre com temas históricos, de guerra e adaptações literárias (seu "Guerra e Paz", adaptação em quatro partes da obra-prima de Tolstoi, lhe valeria o Oscar de filme estrangeiro em 1968).

Bondarchuk foi também o primeiro a trabalhar fora da União Soviética, em co-produções européias então em voga. Ele faz também com extrema sensibilidade o protagonista, encabeçando um elenco todo eficiente e marcante. Um belo filme, que merece ser descoberto. É baseado em livro de ganhador do Nobel, Mikhail Sholokov. Edição traz cópia remasterizada perfeita, com imagem e áudio excelentes.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo