UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Revolución! A Verdade sobre Fidel Castro (1959)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

Flynn estava fazendo um filme chamado "Cuban Rebel Girls" (1959) quando aconteceu a revolução de Fidel Castro e ele aproveitou para fazer este documentário raríssimo. E que teria ficado inédito fora da União Soviética até 2001.

Ele começa mostrando o globo mundial e depois como em uma aula, senta-se numa mesa e nos conduz, falando para a câmera sobre Cuba, tentando explicar a revolução de Fidel. Mostra imagens curiosas mas a narração já não é de Flynn (que morreu pouco depois em outubro de 1959.)

As notas de produção vão mais longe, admitem que o filme que aparece é totalmente a favor de Castro e da Revolução (embora mostre fuzilamentos sumários e a história não tenha sido gentil com a dita Revolução), mas levanta uma história discutível de que Flynn seria fascista e bêbado (isso é indiscutível), que estaria funcionando também como espião para a CIA e que sua namorada, na época de 15 anos - Beverly Adland, é que teria ajudado americanos a saírem de Cuba.

Esquecem de mencionar que logo depois ele morreu com apenas 50 anos, totalmente exaurido. Na despedida, ele lê um bilhete de Fidel convidando todos a visitarem a ilha e dizendo que confiava nele. Ou seja, um documento nostálgico e parcial, portanto curioso. Uma dupla e tanto, Fidel e Flynn.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo