UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Spartacus - Edição Especial (1960)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 4

Considerado geralmente o melhor de todos os filmes super-espetáculos sobre o Império Romano, o filme é inspirado em fatos reais e em livro de Howard Fast (que enfatiza a luta pela liberdade) e produzido pelo próprio Douglas. Foi ele quem despediu o diretor original Anthony Mann, junto com uma atriz novata alemã (substituída por Jean Simmons) e chamou Kubrick, com quem tinha trabalhado em "Glória Feita de Sangue" para assumir o controle.

O resultado foi demorado (mais de um ano de filmagem) mas convincente. Com elenco all-star, tem cenas espetaculares, com milhares de extras (para valer, não como hoje que são feitos por efeito digital).

Esta edição (assim como a anterior, lançada pela Columbia) é com a cópia inteiramente restaurada (do negativo original) e inclui uma cena que havia sido censurada, um diálogo onde o Senador Olivier se insinua homossexualmente com o escravo Curtis, sugerindo uma transa (Curtis redublou-se, mas como Olivier já havia morrido, foi substituído na cena pela voz de Anthony Hopkins). A fita foi também a primeira a dar crédito como roteirista a um banido pelo McCarthismo, Dalton Trumbo.

Ganhou quatro Oscars (Ator Coadjuvante Ustinov, Melhor Direção de Arte, Fotografia e Figurino a Cores). Edição Especial, em dois discos, traz no primeiro comentários em áudio de Douglas, Ustinov, o autor do livro Howard Fast, produtor Edward Lewis, o responsável pela restauração da fita Robert A. Harris e o designer Saul Bass.

Já o disco dois vem com entrevistas da época para a divulgação do filme com Jean Simmons e Peter Ustinov e outra feita em 1992 somente com Ustinov, storyboards originais feitos por Saul Bass, Making of "Escola de Gladiadores", documentário de 1960 "Os Dez de Hollywood" ("The Hollywood Ten") mais arquivos sobre a Lista Negra, centenas de desenhos de produção, cards, posters, anúncios e história em quadrinhos, cenas excluídas, noticiários antigos, Sketches storyboards originais por Stanley Kubrick. Esta mesma edição já havia sido lançada nos EUA pela Criterion Collection.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo