UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Noite Toda (1961)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Ficou inédito no Brasil este drama de diretor importante, Basil Dearden (1911-71), falecido num desastre de automóvel. E que freqüentemente dá um crédito de co-direção ao parceiro habitual dele, o produtor Michael Relph.

Inspirado em livro do famoso roteirista da Lista Negra, Paulo Jarrico (por isso escreveu com pseudônimo). Mas famoso por trazer aparições raras de grandes nomes do jazz como Dave Brubeck, John Dankworth e Charles Mingus.

Eles passam uma noite inteira tocando jazz numa festa em que se desenrola o drama de ciúme, na casa de um milionário apaixonado pelo gênero. A festa é para comemorar o primeiro aniversário de casamento do band leader negro (Paul Harris, que tem voz parecida com Morgan Freeman) com Delia Lane (na vida real, Marti Stevens, que faz lembrar Marlene Dietrich), uma cantora que se aposentou a pedido do marido.

Mas a figura central é McGoohan, que faz um baterista que age como Iago, manipulando as pessoas na tentativa de criar sua banda e trazer Delia de volta a carreira. O ponto alto do filme é seu final e os pontos fracos, são os diálogos e atriz que não segura o drama.

Tem algumas ousadias para a época com casais racialmente misturados e gente fumando maconha. O resultado é muito interessante, compacto, com muito jazz e talvez o melhor momento da carreira de McGoohan (que tinha ainda no futuro seus maiores sucessos, as séries de tevê "Danger Man" e "The Prisioner").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo