UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Amor, Sublime Amor - Edição Especial (1961)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 5

Versão musical de "Romeu e Julieta" de Shakespeare, transposta para o palco por Arthur Laurents e depois para o cinema por Ernest Lehman, com o mesmo coreógrafo Jerome Robbins (que fez parceria com o diretor Robert Wise).

Na verdade, o filme é melhor que a peça, dramaticamente mais ajustado e muito cinemático. Embora Natalie e Richard tenham sido dublados (respectivamente por Marnie Nixon e Jim Bryant), isso não perturba o esplêndido resultado, que inclui os letreiros de abertura e final de Saul Bass (a fita tem overture como era moda na época), a idéia genial de começar a narrativa do outro lado do rio e depois contando a rivalidade entre as gangues através de uma longa coreografia.

Premiado com dez Oscars: de Melhor Filme, Direção, um especial para a Coreografia de Robbins, Atores Coadjuvantes (Rita e George), Fotografia, Figurinos, Direção de Arte, Montagem, Arranjos Musicais. Trilha musical do maestro Leonard Bernstein e Stephen Sondhein. Edição especial, restaurada do original em 65 mm, com trilha Dolby 5.1, trazendo inclusive música do intervalo original do filme, em dois discos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo