UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Deu a Louca no Mundo (1963)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

O diretor Kramer é mais famoso por seus dramas pesados e sociais em que abordava temas sérios, como racismo e preconceitos. Mas resolveu mudar completamente de rumo quando fez esta super comédia (que passou aqui na tela em 70 mm do Cinerama), que pretendia ser um resgate da comédia pastelão, do humor visual.

Dessa forma, reuniu o maior número possível de humoristas, principalmente do cinema mudo e da televisão, usando Spencer Tracy como fio condutor. Ele é um policial que resolve se corromper quando um homem moribundo (Durante) fala sobre um tesouro provocando uma corrida ao ouro, com vários casais e parceiros correndo atrás da fortuna. Tudo numa sucessão de desastres e confusões.

O filme perdeu um pouco de seu humor porque hoje se usa um ritmo mais intenso (e nem todos os comediantes funcionam). Mas há momentos preciosos (como a aparição rápida de Jerry Lewis). Pena que não seja tão divertido quanto você lembrava ou imaginava.

Perde muito em formato Standard (tela cheia), deformando os enquadramentos. Foi indicado aos Oscars de Fotografia, Montagem, Trilha Musical, Canção, Som e ganhou o de Efeitos Sonoros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo