UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Indomado (1963)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Um dos maiores sucessos de Newman (que desde então ficou com a mania de fazer fitas que começassem com a letra H). Ele faz um anti-herói, cínico e amargo, no maior momento de sua "persona", seu personagem típico no cinema. Mas quem ganhou os Oscars foram Patrícia Neal (Atriz), Melvyn Douglas (Coadjuvante) e James Wong Howe (Fotografia em Preto e Branco).

Logo depois Patricia quase morreu ao ter sucessivos derrames, que a deixaram em coma por 21 dias (quando estava grávida). Mas conseguiu se recuperar e voltar a representar. Baseado no livro do Larry McMurtry ("A Última Sessão de Cinema"). Foi indicado ainda como Ator, Roteiro, Direção de Arte, Diretor. Na época, estava fazendo carreira como ator adulto o jovem Brandon de Wilde, que havia sido o menino de "Os Brutos também Amam" (ele morreria num acidente de carro aos 30 anos).

Basicamente um estudo psicológico de personagens, sem concessões, ainda que cheio de incidentes (praga que ataca o gado, tentativa de estupro, colisão de carros, enfarto). Mas nada heróico.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo