UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

The Lucy Show (1963)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

A grande comediante Lucille Ball (1911-89), mestra do humor físico e das caretas, apesar de uma boa carreira no cinema, tornou-se imortal pelo seu pioneirismo ao protagonizar vários sitcoms familiares na TV americana. Tudo começou com "I Love Lucy" (1951-57), um tremendo sucesso (inclusive no Brasil), e que marcou época, sendo reprisado até hoje.

Produzido e estrelado por ela, junto com seu marido, o músico cubano Desi Arnaz (1917-86), mostrava uma dona-de-casa louca para entrar no mundo artístico e que arrumava todo tipo de confusão ao tentar conhecer pessoas famosas. O sucesso foi tanto que ela e Desi expandiram a fórmula para episódios de uma hora em "The Lucy-Desi Comedy Hour" (1957-60).

Mas o casamento deles acabou e Lucille resolveu partir para um trabalho solo (o canastrão Desi era grande administrador e criativo executivo). Surgiu então este "The Lucy Show" em 1962, que novamente teria boa audiência, garantido temporadas que se estenderam até 1986. Inicialmente Lucille usou um formato semelhante ao de "I Love Lucy", inclusive com a presença de Vivian Vance (1909-79), fazendo a amiga tão confusa quanto ela.

Quando Vivian saiu da série (porque morava em Connecticut e não gostava de ficar longe do marido), Lucille mudou tudo e passou a encarnar uma secretária incompetente e aloprada que inferniza a vida de seu chefe, vivido por Gale Gordon (1906-95).

Esta foi a melhor fase da série, com episódios a cores, roteiros criativos e muitos convidados especiais. O humor era sempre ingênuo, mas também atemporal e universal. E Lucille era mesmo muito engraçada e seu estilo funciona perfeitamente bem até hoje.

Depois do fim da série ela ainda faria "Here´s Lucy" (1968-74). Bem mais tarde, em 1986, tentou reviver a fórmula em "Life With Lucy", mas os tempos eram outros e foi um grande fracasso, com apenas oito episódios exibidos.

Box com quatro DVDs, traz 15 episódios. Disco 1: dois episódios em preto e branco da 1º temporada de 1963, os únicos com Vivian Vance, "Lucy e Viv Consertando o Chuveiro" e "O Quarteto Musical de Lucy", e dois a cores da 5ª temporada de 1966 (como todos os outros do box): "Lucy com George Burns" e "Lucy e o Submarino".

Disco 2: "O Plano de Lucy" (ator convidado Ed Begley), "Lucy e Paul Winchell", "Lucy e o Anel", "ucy Vai Para Londres".

Disco 3: "Lucy e a Roommate", "Lucy e Carol em Palm Springs" (ambos com a atriz convidada Carol Burnett), "A Convocação de Lucy" (com Jim Nabors), L"ucy Encontra John Wayne".

Disco 4: "Lucy e Pat Collins", "Lucy e o Macaco", "Lucy e Phil Silvers", mais os extras Apresentação de Milton Berle, texto sobre os outros programas de TV de Lucille e galeria de fotos. As cópias são todas medianas, irregulares mas sem comprometer a diversão. Já as legendas em português são preguiçosas e estragam várias piadas, exigindo atenção.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo