UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

A Feiticiera - Primeira Temporada (1964)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 20/09/2005
Nota 5

A medíocre versão para o cinema da série de TV "A Feiticeira", com Nicole Kidman, provocou o lançamento desta primeira temporada. Acontece que a série é uma das mais populares e reprisadas de toda a história da televisão brasileira e dos EUA.

Aqui, a jovem feiticeira Samantha resolve se casar com um executivo e ter uma vida normal, sem praticar magia. Mas a interferência de sua mãe e velhos amigos atrapalha os seus planos.

A série durou entre 1964 e 1972 e deu origem ao "spin-off" "Tabitha", que durou apenas um ano (1977-78), com Lisa Hartman e Robert Urich, e mostrava a vida da filha do casal.

"A Feiticeira" é uma pequena jóia que revela talentos até então pouco conhecidos, como Elizabeth Montgomery (1933-1995), filha de Robert Montgomery ("Que Espere o Céu"), grande astro e diretor da MGM nos anos dourados, e ex-mulher do ator Gig Young.

O então marido de Montgomery, William Asher, dirigiu a maior parte da série, o que explica o carinho com que ela foi tratada (alguém pode esquecer o jeitinho com que puxava a orelha ou franzia a boca e mexia o nariz para realizar as mágicas?). Além disso, estava cercada de um ótimo elenco, cujo ponto alto era a veterana Agnes Moorehead, descoberta de Orson Welles, e que fazia a mãe de Samantha, Endora.

O marido foi feito nas primeiras cinco temporadas pelo neutro Dick York, que teve que se afastar depois devido a dores nas costas. Poucos perceberam quando Dick Sargent o substituiu. Também memoráveis foram os vizinhos bisbilhoteiros, George Tobias e Alice Pearce, e a desastrada tia Marion Lorne.

Uma surpresa: os episódios foram colorizados em 2000 e exibidos no Brasil pela Rede TV!, e a qualidade do colorido digital melhorou muito.

A série ganhou os Emmy de direção (Asher) e atriz coadjuvante (Alice Pearce). Curiosamente, Elizabeth Montgomery foi indicada ao Globo de Ouro em quatro ocasiões e a mais nove Emmy, mas nunca levou nenhum prêmio.

Edição em DVD traz um documentário dividido em duas partes, "A Mágica Revelada", com depoimentos do criador Sol Saks, historiadores Herbie Pilato e Mark Wood, a atriz Kasey Rogers, o diretor William Asher, atriz Erin Murphy (Tabitha); e "Mágicas e Acidentes" e trailers (único extra não legendado).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo