UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Antes da Revolução (1964)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Neste seu segundo longa-metragem, com apenas vinte e dois anos, Bertolucci revela inesperado talento, realizando um filme moderno, cheio de recursos ousados de narrativa (ainda mais para a época). Mesmo que influenciado por Godard, usa câmera na mão, cortes rápidos, cenas repetidas, edição moderna.

A primeira parte é especialmente boa, quando o herói fica marcado pela morte por afogamento (suicídio?) de seu melhor amigo, por quem tem uma ligação/admiração profunda. Depois se torna um romance mais complicado e tradicional, se complicando um pouco e perdendo o ritmo (mas como era moda na época no cinema italiano utilizar canções pops de sucesso na trilha musical, ele faz o que é um precursor do vídeo-clipe que entraria tanto na moda anos depois). Ainda há vestígios claros do marxismo que intoxicaria seus filmes (no caso, o rapaz de classe burguesa é comunista e de certa maneira espera a revolução comunista que como sabemos, nunca veio, muito pelo contrário). Mas pouco do freudianismo que seria sua outra mania.

A atriz central faria uma longa carreira no cinema italiano (até em "Calígula" ela esteve) e já veio de filmes com Pasolini (de quem Bertolucci havia sido assistente) e Visconti. Menos sucesso teve o protagonista Barilli (que é mesmo fraco). Uma pena que a história fique confusa na parte final mas a direção é notável e repleta de talento. Cópia restaurada de boa qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo