UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Musical

Mary Poppins (1964)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 5
Mary Poppins

Já houve edições deste clássico musical como um dos primeiros DVDs da Disney, sem qualquer bônus. Mas depois houve uma boa edição para comemorar os 40 anos. Esta, em dois discos, se justifica porque serve também para promover a versão para teatro, que depois de estrear em Londres agora está na Broadway. E o que é mais surpreendente, é muito boa, com momentos brilhantes de teatro.

Baseado em livro famoso de P. L. Travers, o filme foi supervisionado pelo próprio Disney, que escolheu Julie em sua estréia no cinema (ela havia virado estrela do palco com My Fair Lady, mas perdeu o papel no filme para Audrey Hepburn).

Acabou levando um inesperado e imerecido Oscar de melhor atriz, porque ela faz muito pouco em "Mary Poppins". Levou ainda os Oscar de montagem, canção ("Chim-Chim-Cheree"), efeitos visuais e trilha musical (dos Irmãos Sherman). Hoje pode parecer um pouco longo, teatral, com excesso de canções, mas tem seus grandes momentos, em particular em uma extensa sequência em desenho animado (os personagens contracenam com os bichos animados numa corrida de cavalos e num passeio no parque com pinguins garçons).

Dick Van Dyke, como um pintor de rua, teve sua primeira chance como astro e seu melhor momento. É curioso que o filme não tenha ganhado uma continuação. Porém, no seu gênero e estilo, é um clássico muito imitado pelo próprio estúdio.

Esta edição traz como novidades os extras: Nos Bastidores da peça: Mary Poppins, do roteiro para o palco, Step in Time, numero da peça, Galeria de Designs de Bob Crowley.

Os extras já conhecidos de outra edição eram: Sing Along (Cante Junto); comentários em áudio do elenco e do próprio Walt Disney, tirado de arquivo; Fatos Curiosos, que podem aparecer nas cenas; uma música inédita (Chimpanzoo); Reunião Musical (com Julie, Dick e Richard Sherman); um featurette (Uma Viagem Musical com Richard Sherman); e um grande making of retrospectivo de 50 minutos (Supercalifragilisticexpialidocious).

Há também um jogo chamado "Eu Adoro Dar Risada" (em cima da cena do filme), o curta "O Gato", teste de maquiagem de Dick Van Dyke, movie magic (efeitos especiais), a premiere de gala (cine jornal sobre tapete vermelho e festa). Material de imprensa (trailers, teasers, a saudação de Julie na estreia, spots de TV e trailers de relançamento).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo