UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Maior História de Todos os Tempos (1965)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

O diretor Stevens (1904- 1975), de "Os Brutos também Amam" e "Um Lugar ao Sol", perdeu a mão quando resolveu fazer esta superprodução bíblica totalmente rodada em paisagens americanas (Grand Canyon e lugares assim), que pretendia ser o filme definitivo sobre o assunto.

Procurou ser ecumênico, solene e pomposo (o roteiro teve colaboração do poeta Carl Sandburg, a trilha musical usa clássicos do erudito além de originais de três autores, Alfred Newman, Steiner e Friedhofer). Ele sempre foi muito lento para realizar seus trabalhos e exagerou aqui (tanto que teve que pedir a ajuda de amigos para fazerem algumas cenas, Lean por exemplo cuidou da de Claude Rains).

Também não foi boa idéia usar astros famosos em pontas por vezes ridículas (como Wayne de centurião, o cantor Pat Boone de anjo), sempre servem para distrair a atenção da emoção da história. Por outro lado, acertou em chamar o ator sueco das fitas de Bergman, desconhecido nos EUA, Max Von Sydow para interpretar Cristo, o que este faz com toda dignidade; (na época ainda havia o tabu de não mostrar Cristo direito na tela).

Outros astros famosos marcam presença, Dorothy McGuire como Maria, Charlton Heston de São João Batista, Claude Rains de Herodes, e até Robert Blake, de Simão. Como vocês sabem em 2002 Blake foi acusado do assassinato de sua mulher. Restaurado da versão original do cinema, com intervalo e abertura. Faz parte dacoleção Bíblicos

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo