UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Adeus às ilusões (1965)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 30/07/2010
Nota 1
Adeus às ilusões

A década de 1960 foi marcada pela revolução sexual e pelo forte movimento em luta pelos direitos da mulher. Produzido em 1965, ''Adeus às Ilusões'' é um claro retrato das mudanças sociais empregadas na época.

O filme narra a história de Laura Reynolds, uma artista que vive isolada em uma praia com seu filho Danny. Um dia, o menino atira em um cervo e mata o animal. As autoridades locais decidem que o garoto tem de começar a frequentar uma escola tradicional, apesar das aulas que recebe de sua mãe.

Laura não aprova a ideia e começa uma rixa com Dr. Hewitt, pastor que dirige a escola para a qual Danny é encaminhado. Não é preciso ser um guru para perceber que a briga entre mãe e diretor logo se transforma em uma tórrida paixão proibida.

A protagonista é interpretada pela eterna diva Elizabeth Taylor, mais uma vez no papel de uma mulher forte e independente que acabe se entregando a um sentimento amoroso. Dr. Hewitt é vivido por Richard Burton, contracenando com Taylor pela terceira vez. No total, a dupla trabalhou junta em quinze filmes.

A atuação de ambos tem momentos bem melodramáticos, como era comum entre os atores da época. Entretanto, o destaque no elenco fica para Charles Bronson, no papel de um amigo de Laura que não dispara um tiro sequer nas cenas de ''Adeus às Ilusões''.

O trabalho de Bronson é mais um indício da ousadia do roteiro. Há uma clara insinuação de que seu personagem seja gay, sem mostrar abertamente e sem julgar valores.

O enredo fala de uma mãe solteira por opção, que questiona os mandamentos da sociedade. Contudo, o mais escandaloso é o fato de o espectador ser levado a torcer por um adultério envolvendo um sacerdote.

Para transmitir sua mensagem tão moderna, o filme utiliza metáforas simples. A mais recorrente é a que envolve um pássaro ferido resgatado por Laura: fiel a seus princípios libertários, ela recusa-se a enjaular o bichinho. Assim, "Adeus às Ilusões" é um romance à moda antiga (apenas no quesito linguagem cinematográfica) que traz em si questões que ainda são discutidas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo