UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Religiosa (1966)

Resenha por Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre

Da redação 16/02/2010
Nota 5
A Religiosa

De Jacques Rivette adaptando uma obra de Denis Diderot não se espera menos que uma obra-prima. Temos, em ''A Religiosa'', um dos melhores exemplos do cinema austero e sem concessões do diretor mais radical e rigoroso da Nouvelle Vague. Não seria exagero dizer que é seu filme menos difícil, e ao mesmo tempo o mais paradigmático de seu estilo.

Para Rivette, assim como para Manoel de Oliveira e Jean-Marie Straub, o texto é sagrado. No cinema desses mestres, a palavra é a ordem, e as imagens devem se organizar em torno das expressões escritas na obra original que está sendo adaptada. Daí uma dificuldade imensa que boa parte do público tem diante de seus filmes. É comum a sensação de que a literatura explode em detrimento do poder imagético, que seria a alma do cinema.

Triste engano. Da palavra pode surgir as mais diversas imagens, nem todas convergem para o mesmo lado, nem todas estão de acordo com as imagens projetadas pelo espectador no exato momento em que as palavras são ditas, mas são essas imagens, fiéis às palavras que as originaram, que se detêm insistentemente na memória, muito tempo após nosso contato com a obra. Desse choque entre a palavra e sua representação precisa na tela, o que nasce é o mais puro cinema.

Assim é ''A Religiosa'', no qual Anna Karina interpreta a protagonista, jovem que recebe dos pais a obrigação de se internar num convento. Sua vida, assim, parece destinada a um fim, e com isso realmente acaba. Na primeira cena, um grupo de burgueses, entre eles os pais da jovem, assistem à cerimônia de aceitação no convento. Detalhe: essa cerimônia acontece atrás de grades, para onde vai a jovem, num último suplício por sua vida.

Acompanhamos depois mais de duas horas de seu calvário na convivência com as irmãs, até o final absolutamente extasiante, tão maior porque previsto desde o início, prova definitiva da grandiosidade do diretor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo