UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Cult

Grande Mestre Beberrão (1966)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 5

Sem dúvida alguma este é um dos maiores e mais importantes filmes da história do cinema de Hong Kong, não só porque colocou o estúdio Shaw Bros. no mapa como um dos mais significativos do oriente, mas porque se tornou o marco no cinema de ação, pois é considerado o primeiro filme de artes marciais moderno.

Pode parecer exagero, mas a direção de King Hu (que muitos críticos descrevem como um Sergio Leone ou Akira Kurosawa da China) aliada à grandiosa e luxuosa produção da Shaw revolucionou o gênero, antes bem mais contido e teatral, trazendo um clima épico inédito, mais combates (complexos e baseados na realidade, ainda que hoje pareçam datados) e colocando pela primeira vez um herói masculino significativo (já que até então os filmes do chamado Wuxia eram protagonizados basicamente por mulheres), Yueh Hua, que mais tarde ficaria marcado por papéis de vilão em filmes menores.

A grande descoberta na verdade foi a atriz Cheng Pei Pei, que é extremamente cativante no papel da heroína Golden Swallow (que rendeu inclusive uma continuação que leva o nome da personagem), que foi apelidada de a Rainha das Artes Marciais e recentemente foi homenageada por Ang Lee, assim como o próprio filme, no premiado "O Tigre e o Dragão" (Cheng participa do filme como a assassina Raposa de Jade). É indiscutivelmente uma obra-prima. O DVD traz imagem e áudio restaurados. Faz parte da coleção "Origens".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo