UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Bullit (1968)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/08/2005
Nota 1

Edição especial em disco duplo. Famoso e cultuado policial, "Bullit" é um dos momentos de maior estrelato de Steve McQueen, conhecido também por suas antológicas perseguições de automóvel pelas ladeiras tortuosas de San Francisco.

Premiado com o Oscar de montagem, o filme, que sai em DVD em edição especial com disco duplo, tem momentos letárgicos e uma trama de corrupção muito copiada e também bastante confusa.

Resiste hoje por duas cenas de ação e o carisma de McQueen. Mas a edição ajuda muito, como tributo ao superstar.

O disco 2, com extras, traz o excelente documentário de uma hora e meia, "Steve McQueen - A Essência do Formidável" (The Essence of Coolde Mimi Freedman, 2005), uma produção da Turner/TCM com depoimentos do fotógrafo Haxwell Wexler, de Norman Jewison, do filho de Steve, Chad McQueen, do produtor Walter Mirisch, da primeira esposa Neil Adams, Robert Vaughn, do diretor Peter Yates, do dublê Bud Ekins, do ator Don Gordon, do assistente Mario Iscovich, do diretor Lee Katzin, Katherine Harber (assistente de Sam Peckinpah), do critico Charles Champlin, do diretor Lawrence Kasdan, da modelo Barbara Minty, de Eli Walach, de LeVar Burton, de Alec Baldwin e de Richard Attenborough. Além disso, há cenas raras de McQueen no começo da carreira, na TV e em pontas de filmes.

Há também mais material sobre o filme com "Bullit: O Compromisso de Steve McQueen com a Realidade" (making of da época), "Um Corte no Tempo: A Magia da Edição de Filmes", excelente documentário sobre a edição de "Bullit" e de outros filmes, narrado por Kathy Bates, direção de Wendy Apple, com depoimentos de Jodie Foster, Michael Tronick, Anthony Minghella, Sean Penn, Walter Murch, Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Steven Spielberg, James Cameron, Ridley Scott, Alexander Payne e os montadores Mark Goldblatt, Sally Menke, Craig McKay, Richard Marks, Kevin Tent. Tudo isso com legendas em português, inglês, espanhol, coreano. No disco 1, há trailer e comentário do diretor (também legendado).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo