UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Alô, Dolly! (1969)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Saiu no Brasil antes dos Estados Unidos (no box "Os Grandes Musicais da Broadway"), e pela primeira vez em Widescreen (sem ele o filme perdia muito). Baseado em peça teatral de Thorton Wilder ("Nossa Cidade"), já filmada antes como "A Mercadora de Felicidade" ("The Matchmaker", 1959 comShirley Booth e Shirley MacLaine).

Criada no palco por Carol Channning (que depois foi sucedida por todas as estrelas disponíveis na faixa de idade entre 40 e 60 anos, inclusive no Brasil por Bibi Ferreira e na Argentina por Libertad Lamarque). Com uma boa trilha musical de Jerry Herman ("Mame"), ficou famosa também por causa da canção título (no filme tem aparição especial de Louis Armstrong, que a consagrou em disco).

Foi filmado para a Fox por Gene Kelly (que não aparece), com um enorme orçamento, até mesmo exagerado (a cena da parada é um exagero, depois dela a Fox vendeu seu backlot, seus quintais onde seria erigido a atual Century City).

O erro maior porém foi na escolha da protagonista. Contrataram Barbra Streisand em seu primeiro filme depois de ter ganho o Oscar por "Funny Girl", embora tivesse ao menos 25 anos a menos do que a personagem (a ponto de tornar absurda toda a história).

Também foi errada a escolha dos coadjuvantes (nenhum deles ficou famoso a não ser Michael Crawford, que muito tempo depois estrelaria "Phantom of the Opera" na Broadway). E o próprio exagero da produção acabou prejudicando o resultado. Embora Kelly tenha conduzido tudo com muito bom gosto, o filme ficou pesado (quase um dinossauro de outra era). Ganhou Oscars de Arranjos Musicais, Direção de Arte e Som (e concorreu ainda como Fotografia, Figurino, Montagem e Filme). Traz em papel pequeno o futuro diretor e coreógrafo da Broadway, Tommy Tune (que é um gigante e faz Ambrose). Brilhante coreografia de Michael Kidd.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo