UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Amor e Raiva (1969)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/03/2009
Nota 3

Durante anos fiquei esperando para ver este famoso filme até agora inédito no Brasil. É uma picaretagem absoluta mesmo antes de o termo ser inventado. Reunião de cinco curtas de diretores italianos famosos, que teriam se inspirado no Evangelho (só se muito vagamente) retratando o espírito da época: agitação política e protestos contra guerra do Vietnã.

Mas o trabalho deles aqui parece ter orçamento zero e lembram a primeiros filmes de estudantes de cinema daquele tempo. Mal feitos, ingênuos, perto do ridículo (com a exceção do de Godard, que ao menos é fiel a si mesmo). São "A Indiferença" de Carlo Lizzani, rodado em Nova York e inspirado em fato real uma jovem que é atacada num parque; a cena é presenciada por outras pessoas, que nada fazem. Muito mal contado.

"Agonia", de Bertolucci, em que ele mostra alguns exercícios numa casa com o famoso Living Theatre, que representariam os momentos finais de um homem. "O Amor", de Godard, em que um casal discute sobre vários temas, fazendo citações enquanto outro casal os observa e comenta - o melhor do grupo. "Discutimos, Discutimos", de Bellochio, em que um grupo de estudantes interrompe aula e começa um debate sobre guerra do Vietnã, pondo em conflito alunos e professor. Tudo muito pueril e datado. Decepcionante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo