UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Medéia (1969)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Único filme da lendária cantora de Ópera Maria Callas (1923- 77), numa adaptação da tragédia grega de Eurípides, feita como favor ao amigo Pasolini. Nessa época, ele já estava na sua fase exótica, procurando rodar em países distantes, utilizando sua paisagem humana e turística.

Sem esquecer o trabalho do figurinista Piero Tosi, que foi dos primeiros a utilizar fibras naturais e material local, para fazer as roupas (que na época tiveram grande influência e criaram moda para o gênero). Rodado na Turquia, Síria e diversos locais italianos, o filme é na primeira parte quase um documentário sobre costumes locais e antigos, com poucos diálogos.

Começa com Jasão ainda menino criado por um Centauro, mostra depois sua missão buscando o Velocino de Ouro, quando conhece a feiticeira Medéia (o filme por vezes usou o sub-título, "Medéia, a Feiticeira"). Mais tarde, por outros interesses, resolve se casar com uma jovem, filha de rei. E vem a vingança cruel. O filme tem um final meio brusco, uma narrativa fora do comum e La Callas por vezes lembra Marília Pêra. Mas fica mais no nível do curioso do que do bem-sucedido.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo