UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Tubarão (1969) (1969)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

O diretor Samuel Fuller (1912-97) renegava esse filme, que estava até agora inédito no Brasil, alegando que a montagem final dos produtores ia contra as idéias dele.

Mas é difícil imaginar que muito tenha se perdido dessa aventura banal, despretensiosa e repleta de clichês (o médico bêbado, o menino nativo que ajuda o herói, a reviravolta final), com muita briga e correria, que com bastante boa-vontade dá para interpretar como um estudo sobre a ambição e a ganância, com os tubarões como metáforas dos personagens amorais e inescrupulosos.

Burt Reynolds faz mal o anti-herói, Silvia Pinal (dos filmes de Buñuel) pouco melhor como a femme fatale e o veterano Barry Sullivan (1912-94), sem oportunidades, o patrão. Só mesmo Arthur Kennedy (1914-90), como o médico alcoólatra, consegue tirar algo do papel secundário e estereotipado.

A ambientação no Sudão é interessante, as cenas submarinas eficientes e ousadas (a ponto de um dublê morrer nas filmagens, o que foi usado como divulgação do filme, criando mais atrito com Fuller), mas no conjunto o filme resulta pobre e canhestro, prejudicado ainda por uma pavorosa trilha musical, e desaponta.

Só vale mesmo para os muitos fãs do venerado diretor. A cópia é escura e foi tirada de uma matriz em mal-estado, bastante danificada.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo