UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Romance

Love Story - Uma História de Amor (1970)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Foi um imenso sucesso de bilheteria em sua época este roteiro original de Erich Segal (que foi transformado em romance e, assim, antes da estréia do filme, se tornou um grande best-seller).

Embora extremamente banal e corriqueiro, mexeu em alguma coisa nas platéias, que embarcaram totalmente no projeto. Apesar da dupla central ser fraca como intérpretes. Ali parece amadora fazendo a jovem pretensiosa que fica fazendo piadinhas até quase na hora da morte , mas ela conquistou o coração do chefe da Paramount na época, Robert Evans, o que a ajudou transformá-la em estrela. Mais tarde o largou para ficar com Steve McQueen e sua carreira foi para o brejo.

Também a trilha musical do francês Francis Lai (que foi colocada na última hora) foi um grande sucesso (ainda que brega) e ganhou o Oscar de Trilha Musical. Foi a primeira vez que apareceu na tela sem peruca o vencedor do Oscar Ray Milland (que faz o antipático papel do pai deO'Neal).

Estréia no cinema do jovem Tommy Lee Jones. Foi ainda indicado aos Oscars de Ator, Atriz, Coadj (John Marley que faz o pai de Ali), Diretor, Roteiro e Filme. Ganhou 5 Globos de Ouro. Na entrevista Hiller conta alguns detalhes curiosos (como as cenas que improvisou na neve e que se tornaram das mais famosas junto com a frase "Amar quer dizer que não se pede perdão").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo