UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Conformista (1970)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 14/10/2008
Nota 4

Confesso que tinha restrições ao filme, pois Bernardo Bertolucci tem a mania de simplificar e esquematizar coisas e personagens (como neste ao retratar um colaboracionista do fascismo, o coloca como homossexual não assumido, que fora seduzido quando criança por um chofer pedófilo).

Graças a sua belíssima narrativa e ajudado por uma equipe magistral com a fotografia de Vittorio Storaro, direção de arte de Fernando Scarfiotti e música do francês Georges Delerue. Além do excelente elenco, iluminado ainda mais pelo minimalista Jen-Louis Trintignant e as duas mulheres, a italiana Stefania Sandrelli e a francesa Dominique Sanda, que chegou a ser comparada com Greta Garbo, mas perdeu o estrelato quando se constatou que era má atriz.

Premiado com o David di Donatello de melhor filme, foi indicado ao Oscar de roteiro, Globo de Ouro de filme estrangeiro e recebeu dois prêmios secundários em Berlim.

Quem não conhece terá uma grande surpresa neste filme que consagrou o futuro diretor de "O Último Tango em Paris" e "O Último Imperador". É muito ousado na sua temática, realizado com sensibilidade e elegância. É brilhante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo