UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Pindorama (1970)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 2

Não saiu originalmente na "Coleção Jabor", de 2001, este seu primeiro longa-metragem de ficção, que ele fez para a última fase da Vera Cruz (então dirigida pelos Irmãos Khouri), com dinheiro da Columbia, que havia sido congelado aqui na remessa de lucros.

Mas influenciado por Glauber e "Terra em Transe" e outros filmes herméticos da época, ele acabou fazendo uma alegoria sobre o Brasil da ditadura ("Pindorama", na fala dos índios, quer dizer terra das árvores altas e assim que eles chamavam o Brasil).

Mas na entrevista, que vem como extra, ele mesmo confessa que, para iludir a censura, acabou fazendo algo também incompreensível para o público. E que mesmo quando o filme passou em Cannes não foi compreendido por ninguém.

Pior ainda é que esta produção cara, rodada na Ilha da Itaparica, acaba sendo um épico na lama, com muito falatório e má utilização, tanto de elenco quanto da elaborada direção de arte (Luiz Carlos Ripper criou uma cidade cenográfica que mal se vê e os figurinos resultaram mal). Corre a lenda que a equipe desbundou nas filmagens, o que contribuiu para o mau resultado, certamente o pior filme de Jabor.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo