UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

O Desertor (1971)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 2

O diretor Burt Kennedy (1923-2001) era especialista em westerns, tendo dirigido todos os grandes astros do gênero (John Wayne, Kirk Douglas, Robert Mitchum, Henry Fonda, Glenn Ford). Mas nunca passou de uma honesta mediocridade, sem arroubos criativos, melhor roteirista até que diretor.

Aqui, já estava em crise de carreira com a decadência do gênero em Hollywood. É o caso deste euro-western de rotina, co-dirigido pelo iugoslavo Niksa Fulgosi (não-creditado), uma boa produção de Dino de Laurentiis com elenco de apoio excelente, mas que desperdiça tudo dando o papel principal para o péssimo iugoslavo Fehmiu, inexpressivo e limitado.

O filme é lento e demora para chegar ao clímax, que é corrido e decepcionante. Além do mais, faz a apologia da justiça pelas próprias mãos contra os índios, mostrados como intrinsecamente maus e cruéis. Para piorar, a bonita fotografia do mestre italiano Aldo Tonti (1910-88) está destruída nessa cópia pavorosa, que parece um VHS copiado da televisão, e sem o widescreen original. Chamou-se originalmente no Brasil "A Crista do Diabo".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo