UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

Avanti... Amantes à Italiana (1972)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 07/08/2007
Nota 1

Depois de duas décadas de uma espantosa sucessão de grandes filmes, o mestre Billy Wilder (1906-2002) começou a perder a mão nos anos 60, com trabalhos irregulares e sem a perfeição de antes, especialmente nos roteiros. Ainda assim, eram comédias simpáticas, com sua verve, ironia e fino humor, sempre um pouco cruéis.

É o caso deste filme que ele rodou na Itália, baseado em peça de Samuel Taylor e com seu ator-fetiche, Jack Lemmon (1925-2001). Trata-se, basicamente, de uma brincadeira contrastando a arrogância, a falta de charme e a inflexibilidade dos americanos com a liberdade e o prazer de viver dos europeus. Em uma seqüência até ousada para a época, Lemmon e Juliet Mills nadam nus no mar, em homenagem a um hábito de seus pais, que eram amantes.

Excessivamente alongado e perdendo tempo com piadas paralelas, "Avanti" não está entre as obras-primas do diretor. Foi indicado aos Globos de Ouro de filme, direção, roteiro, ator (Lemmon ganhou), atriz e ator coadjuvante (para o inglês Clive Revill, que não convence como o gerente de hotel italiano).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo