UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Ludwig (1972)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Esta é a versão integral e reconstituída do épico de Visconti, que ele produziu para seu afilhado e amante Berger (que na versão italiana é dublada por Giancarlo Gianini). Na verdade, o ator segura um personagem complexo, numa fita de extraordinária beleza e refinamento, rodada em locais autênticos, castelos espetaculares e figurinos deslumbrantes.

Nem por isso deixa de ser bastante lenta e estática (não ajuda muito também a mania que o diretor tinha de utilizar lentes zoom). Só mesmo os de gosto mais requintados serão capazes de avaliar esta excelente edição de um filme lendário (e certamente impossível de ser feito hoje em dia).

Só alguém tão meticuloso quanto o diretor italiano Visconti (relatam o caso dele ter esperado um pouco para rodar, para a champanhe ficar mais gelada), poderia fazer esta biografia de um rei excêntrico e louco, apaixonado pela prima imperatriz da Áustria, Elizabeth (Romy Schneider por amizade a Visconti voltou a representar o personagem que criou e a consagrou na trilogia Sissi) e que se casou com a irmã mais nova dela.

Foi um desastre que acentuou suas inclinações homossexuais, sua obsessão por financiar as óperas de Wagner e construir castelos suntuosos. Até sua morte, causada aparentemente por seus próprios amigos.

O inglês Trevor Howard faz Wagner e Silvana Mangano sua terrível mulher Cosima. Foi indicado ao Oscar de Figurino e ganhou os Davids de Donatello de Filme e Diretor. A excelente edição em dois DVDs.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo