UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

As Irmãs Diabólicas (1973)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 3

Faz tempo que não revemos no Brasil os filmes de começo da carreira de Brian De Palma (este chegou aqui depois do sucesso de "Carrie, a Estanha"), onde ele não tinha maior pudor em imitar Hitchcock, a ponto de utilizar como autor da trilha musical o mesmo compositor, o grande Hermann, que é responsável pela integridade da fita. Quando tudo mais falha, a trilha musical é o que sustenta.

Embora prejudicado pelo visual dos anos 70 e pela pobreza da produção, o filme conta de forma engenhosa (lembrando "Psicose"), a história das siamesas que foram separadas e a sobrevivente que ficou esquizofrênica (eles tentam fazer suspense com isso, mas estamos revelando um fato da trama que qualquer pessoa mais experiente vai perceber). Margot Kidder (que depois faria "Superman"), interpreta a heroína.

O filme até que começa bem (com um programa de perguntas e respostas onde ela é modelo e conhece sua futura vítima, curiosamente um negro) e chega ao luxo de ter split-screen (a tela dividida em duas ações simultâneas) mas piora bastante quando aparece o marido psiquiatra que a leva para o sanatório e seqüestra a jornalista hipnotizando-a. Ainda tem alguns macetes curiosos mas a conclusão deixa a desejar.

A capinha diz que vem um artigo da revista Life, que inspirou De Palma, mas não há artigo algum. Novidade: há um aviso no início de que o filme é desaconselhável para menores de 18 anos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo