UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob (1973)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Finalmente em DVD, a mais popular comédia no Brasil e nos EUA de Louis de Funés (1914-83), o grande humorista francês que representava uma faceta marcante de seu país: estava sempre mal-humorado, brigando, criando confusão.

Depois de uma longa carreira de coadjuvante, se tornou astro depois de "A Grande Escapada" (1966) com Bourvil e Terry Thomas, do mesmo diretor Gerard Oury com que fez este filme. Ele faz um francês cheio de preconceitos que é forçado a personificar um rabino judeu em visita a Paris, tendo que fugir de bandidos e da polícia.

O tom é de pura farsa, muitas vezes realmente hilariante. Ajudado por elenco de especialistas no gênero (Suzy Delair, a novata e depois estrela Miou Miou e Marcel Dalio, de "Casablanca"). Tomara que abra espaço para outras fitas do notável humorista. Divirta-se.

Como nada é perfeito, a versão é igual a da tevê, não em widescreen, mas truncando os enquadramentos e distorcendo a imagem (apesar da capinha falar em widescreen 1.66:1, não foi isso que saiu no meu DVD).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo