UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Corações e Mentes (1974)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 5

Vencedor do Oscar de Documentário, este filme teve grande impacto também no Brasil onde fez sucesso numa época onde era raro chegar até aqui filmes do gênero. Era comum ter aplausos na sala e reações até violentas, diante deste retrato engajado contra a Guerra do Vietnã, então em pleno andamento.

Não fazia sentido algum o envolvimento americano no conflito e a demora dos dirigentes em perceberem isso, assim como de grande parte de sua população. No entanto, foi a primeira guerra que foi televisionada (não havia tape, era película mesmo) e discutida em fitas como esta, que traça um retrato da política imperialista norte-americana desde a Segunda Guerra, o medo do comunismo (usam até trechos de filmes de Hollywood como "This is the Army" e "Não Desonrarás teu Sangue", com Helen Hayes).

Assim vemos imagens reais (a cópia é boa) dos ataques e bombardeamentos aéreos do Vietnã, aquela cena trágica da menina queimada por Napalm, depoimentos de veteranos e políticos. Tudo inflamado e que seria datado, não tivesse tudo acontecido de novo com o Iraque.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo