UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Inferno na Torre (1974)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/05/2007
Nota 1

Talvez o mais famoso de todos os filmes-catástrofe (disaster movies), criado e produzido por Irwin Allen, o mesmo de "O Destino de Poseidon". Foi o primeiro filme que exigiu a co-produçâo de dois grandes estúdios, não só pelo custo, mas também porque ambos iam filmar histórias sobre prédios em chamas. Pareceu melhor idéia unir esforços em vez de competir.

Como sempre no gênero, o roteiro não é grande coisa, mas o elenco é all-star. Como "Poseidon", ganhou o Oscar de melhor canção ("We May Never Love Like This Again"), além de melhor montagem e fotografia, tendo sido indicado ainda para melhor filme, ator coadjuvante (Fred Astaire), direção de arte, trilha musical e som.

"O Inferno na Torre" pode ser visto como um duelo entre dois atores, Paul Newman como o arquiteto e Steve McQueen como o chefe dos bombeiros. Os dois eram talvez os maiores astros daquela época. Mas, como eles mesmo admitiram, a atração princiapl é o fogo, que nunca havia sido tão bem fotografado. Não existiam efeitos digitais na época e o filme ainda é impressionante.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo