UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Tommy - O Filme (1975)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 24/05/2005
Nota 1

Edição lançada em bancas no Brasil, a ópera-rock (diálogos cantados pelos atores) "Tommy", formada por um elenco de astros, é baseada no disco homônimo de 1969 da banda inglesa The Who.

A parábola concebida pelo guitarrista e compositor Pete Townshend pode soar tanto ambiciosa quanto ingênua e pretensiosa ao questionar o poder dos gurus, dos que se dizem possuidores da verdade e intermediários de Deus.

Tommy pode ser visto apenas como uma fraude forjada para render dinheiro, mas também como alguém que acredita naquilo que prega e tem seu caminho equivocado facilitado pelos fiéis (uma das letras diz: "o Messias aponta para a porta, mas ninguém tem coragem de sair do templo"), tornando-se vítima também do sistema que clama por esse tipo de líder. O que é uma reflexão interessante para os tempos atuais, de fanatismos religiosos vários.

Toda a exuberância de personagens e eventos já existia no disco original, mas ficou ainda mais realçado no filme pela direção do sempre excessivo Ken Russell (George Lucas, em início de carreira, chegou a ser convidado por Townshend para dirigir esse filme).

Como é habitual nos filmes de Russell, o visual é sempre barroco e carregado e o elenco, descontrolado e estimulado ao "overacting". O filme ainda é prejudicado pelos maneirismos de narrativa dos anos 70, mas no conjunto tem muitas idéias interessantes e imagens marcantes.

Naturalmente não é um filme para todos os públicos (quem detesta rock vai achar insuportável, e o fato de atores como Oliver Reed e Jack Nicholson cantarem com suas próprias vozes também não ajuda muito!), mas tem uma merecida fama de cult e muitos admiradores.

O protagonista, o vocalista do The Who, Roger Daltrey, chegou a ser indicado ao Globo de Ouro como ator estreante e tentou uma carreira cinematográfica que acabou sendo modesta e sem grandes resultados.

A seqüência em que o pastor interpretado por Eric Clapton toca guitarra e canta em uma igreja, cercado de imagens de "santos" como Marylin Monroe, foi cortada nos cinemas brasileiros na época, devido ao "desrespeito para com a Igreja".

Para os não-roqueiros a figura mais marcante é Ann-Margret, que, pelo filme, foi indicada ao Oscar de atriz. "Tommy" foi ainda indicado a Oscar de trilha musical adaptada. Chegou a ser adaptado para a Broadway nos anos 90, mas com outra história, tirando a parte de abuso sexual e foi sucesso apenas relativo.

Edição de banca em cópia excelente, tirada da edição americana "Superbit", de 2002, com áudio em DTS, muito superior ao do original da Columbia de 1999.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo