UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Cria Cuervos (1976)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 11/01/2008
Nota 4

Uma cópia razoável, ainda que escura, ajuda a reavaliar este que foi o maior sucesso do diretor espanhol Saura no Brasil.

Conhecido por seus filmes alegóricos, aqui Saura usa menos abertamente elementos políticos. Numa historia complexa, mas que pode ser entendida simplesmente como um drama familiar, o enredo parte de uma expressão espanhola que diz que quem cria corvos terá por eles os olhos arrancados, ou seja, que pessoas que não são confiáveis irão eventualmente irão se vingar, ou atacar.

Uma das marcas do filme é a canção-tema um tanto infantil que foi sucesso na época. O thriller foi estrelado pela talentosíssima menina Ana Torrent (revelada antes em "O Espírito da Colméia" e que seguiu carreira na fase adulta) e, como sempre, pela mulher do diretor Geraldine Chaplin (filha de Carlitos, nesta época em crise no casamento). A musa faz a mãe da menina e também o papel de Ana quando mais velha.

Embora Saura desta vez pareça não estar fazendo discursos políticos óbvios, é evidente que a casa da família representa a Espanha de Franco com todas suas culpas e mazelas. O longa ganhou o Grande Prêmio do Júri em Cannes, foi indicado ao César e ao Globo de Ouro.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo