UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Soledade (1976)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Adaptação do livro "A Bagaceira" (que também tem servido de sub-título) de José Américo de Almeida, numa versão modernizada (passada para 1938 e não mais preocupada com a mudança para as usinas). Terceiro filme de Thiago, que ainda não dominava a narrativa, com excesso de planos gerais (a ponto de certas cenas não ficarem claras aqui em DVD) e narrativa confusa.

Há problemas sérios no elenco já que Ney (filho de Nelson Pereira dos Santos) não tem idade para o personagem (e a barba fica ridícula e não é ajudado por ter sido dublado por Rodrigo Santiago. Outra dublagem visível é a de Mauricio do Valle por Milton Gonçalves).

Também o fato de utilizar amigos do Cinema Novo (Maria de "Vidas Secas", Sávio Rolim de "Menino do Engenho", Rosa Maria que foi mulher de Glauber mas deixa muito a desejar). Outro defeito do cinema brasileiro foi sempre utilizar cometas que não deixam rastro como é o caso de Rejane, que nem compromete porque seu personagem é muito mal delineado. O melhor do elenco como sempre é Nelson Xavier. Tem fotografia bonita de Fernando Duarte, mas nunca convence.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo