UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

O Maior Amante do Mundo (1977)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 10/04/2007
Nota 1

Após o irregular "O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes" (1975), o ator Gene Wilder escreveu e dirigiu esta competente comédia romântica, refilmagem não muito disfarçada de "O Abismo de Um Sonho" (Lo Sceicco Bianco, 1952), de Federico Fellini, para quem há até um agradecimento nos créditos finais. Claro que a trama foi mudada, passando a ação para a Hollywood dos anos 1920 e inserindo doses generosas de pastelão, no estilo de seu mentor, Mel Brooks, e o peculiar histerismo frenético de suas interpretações.

Wilder faz Rudy Hickman, um rapaz sonhador e cheio de tiques nervosos que vai a Hollywood para participar de um concurso que busca um novo astro, "o maior amante do mundo", patrocinado por um estúdio chamado Rainbow, onde todos morrem de inveja da Paramount (Dom DeLuise, como o diretor do estúdio cercado de puxa-sacos, tem algumas das melhores piadas). Só que leva junto a esposa (a sempre adorável Carol Kane), que é apaixonada por Rodolfo Valentino e foge para ficar com o ídolo. Hickman tem, então, que provar que é mesmo o amante perfeito, não apenas nas telas.

Despretensioso e simpático, retratando com humor a Hollywood da época com seus filmes de xeques árabes no deserto, o filme é repleto de citações visuais de Fellini. Por isso, se puder, veja o original antes. Wilder investiria ainda mais no romantismo em sua melhor experiência na direção, "A Dama de Vermelho" (The Woman in Red, 1984).

Edição faz parte da caixa Coleção Gene Wilder.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo