UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

Heróis do Oriente (1978)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Outro dos incontáveis clássicos de artes marciais da Shaw Bros. que poderia ser descrito na brincadeira como uma espécie de "Kramer Vs. Kramer" do kung-fu. Gordon Liu (de peruca) se casa com uma japonesa, discutindo e brigando pela primeira metade do filme, o que irrita toda a família da moça, que aparece de mala e cuia em sua casa levando a uma série de duelos na segunda metade.

É um prato cheio para o mestre Lau Kar Leung, que dá uma verdadeira aula sobre as diferentes modalidades de artes marciais e como cada estilo pode ser utilizado para neutralizar o outro.

Mas o grande mérito na verdade é a própria abordagem na trama, que se desenvolve de maneira pouco usual para o gênero, já que o conflito entre chineses e japoneses é geralmente mostrado como uma briga selvagem e sangrenta, e

Lau foge disso com uma mensagem sobre tolerância e respeito às outras culturas, que nunca deixa de ser atual. O rival de Gordon Liu na cena final é o astro japonês Yasuaki Kurata, parceiro de longa data de Sonny Chiba. Cópia restaurada e remasterizada de ótima qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo