UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Meninos do Brasil (1978)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Não é filme pornô gay como o título faz supor, mas um suspense Classe A baseado em best-seller de Ira Levin (de "O Bebê de Rosemary"), com uma premissa original e até engenhosa (mas que exige uma certa boa-vontade). Na época não era tão comum falar sobre clonagem, e o enredo inclui uma longa seqüência explicando em detalhes o processo (com o médico feito por Bruno Ganz, dos filmes de Wim Wenders).

Mas foi um erro colocar Gregory Peck (1916-2003) no papel do carrasco nazista Mengele: ele nunca havia feito vilões e sua atuação é exagerada e caricata, sem conseguir nem de longe transmitir a maldade inerente ao nazista. Além disso, ele era fraco para sotaques e isso prejudica ainda mais a interpretação (que, apesar de tudo, teve seus fãs e até lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro).

Laurence Olivier (1907-89) se deu melhor em seu retrato do caçador de nazistas, obviamente inspirado em Simon Wisenthal, pelo qual foi indicado ao Oscar de Ator. O filme foi um fracasso na época, mas sua má fama é injusta e na verdade trata-se de um thriller intrigante e absorvente, e que só exige um pouco de cumplicidade do público.

Teve indicações ao Oscar também para a Montagem e para a excelente Trilha Musical de Jerry Goldsmith. Parte do filme se passa no Paraguai e o Brasil só é citado de passagem em um diálogo (porque os garotos teriam sido transportados por uma companhia aérea brasileira).

De qualquer modo, para o público americano é tudo a mesma coisa. Mal sabiam eles que Mengele viveu realmente escondido e fugido no Brasil, na região de São Paulo e ninguém descobriu nada até anos depois de sua morte. Originalmente o título brasileiro era "Os Meninos do Brasil". Cópia muito boa, em edição de banca.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo