UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Superman - O Filme (1978)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 5

Esta edição em DVD provocou um processo em que os produtores, os irmãos Salkind, acusavam a Warner de mostrar cenas de bastidores que, por acordo anterior, deveriam ficar inéditas. Isso explica o atraso do lançamento no Brasil, mas também demonstra como ela é interessante e reveladora.

O filme foi o primeiro rodado propositalmente simultâneo com a continuação (os mesmos produtores haviam feito coisa semelhante antes com "Os Três Mosqueteiros", mas só avisaram os envolvidos quando tudo já estava filmado).

Neste caso também houve problemas, porque o diretor Richard Donner foi dispensado depois de ter rodado grande parte de "Superman II". É que este projeto independente, depois absorvido pela Warner, só ganhou credibilidade quando contrataram Marlon Brando para fazer o papel do pai do Superman, ganhando 3 milhões de dólares para aparecer sete minutos e meio (na época, uma quantia exorbitante). Mas valeu a pena, porque depois dele, outros atores famosos aceitaram participar do filme, ajudando a levantar dinheiro para seu financiamento.

Custou 40 milhões de dólares e foi tecnicamente extraordinário. Mérito do diretor Donner (famoso também pela série "Máquina Mortífera"), que acertou em praticamente tudo.

A grande sacada foi a escolha do pouco experiente Christopher Reeve que é um Superman ideal. Também resolveu a contento (veja o making of para observar as dificuldades) o problema do herói ter que voar de forma convincente. Até o tom bem-humorado, quase de auto-gozação, também foi acertado. O filme resultou leve, engraçado, por vezes romântico (muito ajudado pela ótima trilha musical de John Williams). Ganhou o "Oscar de Efeitos Visuais". Edição faz parte da "Coleção Superman" em disco duplo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo