UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação

Combate Mortal (1979)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Clássico da Shaw Bros. dirigido por Chang Cheh que aqui turbina seu conceito de herói que adquire deficiência, mas consegue superar seus obstáculos através das artes marciais, justamente o que lhe fez famoso a partir da série "O Espadachim de um Braço", na década anterior.

Mas aqui tudo é maior, mais exagerado, e por que não, mais divertido. Agora ao invés de um herói, temos um grupo formado pelos chamados Venenos, o grupo de atores/dublês do sucesso "Os 5 Venenos de Shaolin", onde um deles ganha até mesmo pernas de metal para enfrentar seus inimigos (um deles com braços mecânicos) numa trama repleta de reviravoltas e lutas malucas, coreografadas por Phillip Kwok, e muitas acrobacias ao melhor estilo Jackie Chan por Chiang Sheng.

É um grande cult movie que, inclusive, inspirou a criação do game "Mortal Kombat" (o filme original foi lançado nos EUA na década de 70 como "Mortal Combat") e, conseqüentemente dos filmes. Apesar de ser vendido por várias distribuidoras estrangeiras sob o título de "Return of the 5 Deadly Venoms", as tramas e os personagens são totalmente diferentes.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo