UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Don Giovanni (1979)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 09/12/2008
Nota 4

O chefe da Gaumont francesa era louco por ópera, assim como o dono da distribuidora Versátil. Isso explica o por quê de lançar em versão restaurada e remasterizada, em DVD duplo, esta versão da ópera de Mozart composta em 1787 e dirigida pelo famoso e já decadente Joseph Losey (1989-84), vitima do McCarthismo e premiado realizador de "O Mensageiro" e outros clássicos.

Aqui ele se diverte tendo dinheiro para reproduzir a obra com um elenco adequado e famoso para os entendidos do gênero (mas que incluiu o esquisito irmão de Isabelle Adjani, Eric, num papel de quase figurante). É bem cinemático, com o visual complementado a música, e não apenas uma ilustração. Foi filmado em Veneza e arredores, com direção de arte do lendário Alexandre Trauner, foto de Gerry Fisher e condução de Lorin Maazel.

Ganhou César de desenho de produção e montagem, e foi indicado como direção e filme. Levou David de Donatello de melhor produção. Considerada com justiça uma das melhores óperas transpostas para o cinema, junto à "Flauta Mágica" de Bergman e "La Traviata" de Zeffirelli.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo