UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Drama

E a Festa Acabou (1979)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Até hoje ainda não fizeram justiça a este novo capítulo do sucesso "American Graffiti: Loucuras de Verão" ("American Graffiti", 1973), que teve muitas ousadias e inovações que não foram absorvidas por todos. Produzido por George Lucas (que também colaborou no roteiro junto com o diretor Bill L. Norton, que quase só faria TV depois, e os colaboradores habituais de Lucas, Gloria Katz e Willard Huyck), foi pioneiro em realizar não uma mera continuação, prosseguindo as aventuras dos personagens (aqui apenas Richard Dreyfuss está ausente e Harrison Ford faz só uma aparição no começo como o policial que aborda Candy Clark).

Tem uma estrutura complicada e ousada, em quatro épocas diferentes, sempre em um fim de ano dos anos 60: John Milner/ Paul Le Mat tentando seguir carreira como corredor de automóveis, sem muito sucesso; Debbie/Candy Clark em San Francisco envolvida com os hippies, músicos e drogas; Laurie/Cindy Williams revelando-se uma chata insuportável e fugindo de casa porque deseja estudar e deixando as crianças e o marido Steve (o hoje famoso diretor Ron Howard) e se envolvendo nos protestos de estudantes em Berkeley; Terry, o Sapo/ Charles Martin Smith lutando no Vietnã e passando horrores.

Não apenas a narrativa é picada como cada uma das histórias paralelas é contada de um estilo diferente, inclusive no visual e com formatos de tela variados. A do Vietnã parece os telejornais da época, San Francisco tem telas múltiplas e imaginário psicodélico, as cenas de corrida são em widescreen. O problema é que às vezes essas variantes não funcionam em tela pequena. O importante é que não há preocupação de fazer dinheiro agradando fãs, mas preferiram ser realista, contando histórias reais e até ousadas na época (como no Vietnã, onde o personagem está querendo se ferir para ser mandando embora de lá).

Um filme pouco visto que ainda está esperando para ser descoberto. O elenco tem pontas de figuras que ficaram famosas, como Rosana Arquette, Delroy Lindo, Scott Glenn e James Keach. O original já havia sido diferente ao mostrar no final o destino dos personagens, o que se repete aqui só que agora já sabemos da verdade, que não era bem semelhante ao que lemos. Gosto especialmente de como é resolvida e sugerida a morte de um dos protagonistas ao final e a utilização de canções famosas de cada época na trilha musical, seguindo o exemplo do Grafitti original. Vem em um mesmo DVD duplo com o filme original.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo