UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

Jornada nas Estrelas: O Filme - Versão do Diretor (1979)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 4

Um feito extraordinário. Ninguém gostou muito deste primeiro longa metragem baseado na série de TV (1966-73) que havia sido um fracasso, mas se tornara cult. Mesmo assim o filme deu boa renda, ressuscitou a franquia e deu origem a diversas continuações (inclusive a "A Nova Geração" e seus descendentes como "Enterprise", do qual se faz um spot promocional neste DVD). Ou seja, mérito do produtor da série Gene Roddenberry que convocou o competente Robert Wise, responsável pelo clássico da Ficção científica "O Dia em que a Terra Parou".

Conseguiram reunir todos os atores do elenco original e ter um orçamento generoso de 40 milhões de dólares, a metade deles, gastos nos efeitos especiais de Douglas Trumbull ("2001", "Contatos Imediatos do Terceiro Grau") e John Dykstra ("Star Wars"). Apesar disso, o filme ficou frio, pretensioso e com pouca ação, com uma história esquisita sobre a luta para combater um campo de força que vem destruir a Terra. Os efeitos já eram interessantes mas sofreram um upgrade nestaversão em DVD.

A trilha musical de Jerry Goldsmith também é muito querida. Depois da estréia, a fita teve várias versões diferentes (a de vídeo, no Brasil, já tinha 12 minutos a mais, assim como na TV americana). Esta edição tem 4 minutos a mais que a versão do cinema.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo