UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

O Campeão (1979)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 1

Primeiro filme americano do italiano Zeffirelli, refilmando uma fita homônima, de 1931, que ele assistiu quando criança (que transformou Jackie Cooper em astro e deu um Oscar para Wallace Beery). No novo roteiro de Walter Newman, aumentaram a importância da figura da mãe, provocando um triângulo na disputa do filho.

Mas no fundo é apenas uma história sentimental, um pouco longa, com cenas dispensáveis, um desfile de modas dos anos 30, locações luxuosas, iates, mansões em Miami, corridas de cavalo e personagens secundários mal desenvolvido (o que desperdiça talentos como Joan Blondell e Jack Warden).

Ele exagera no açúcar mas acerta na escolha do menino Ricky Schroder (que quando adulto se transformou em astro de Televisão) Robert Redford iria fazer o papel, mas queria que o herói se tornasse corredor de automóveis. Jon Voight se empenha, mas o filme é do garoto, que chora sempre no momento certo. Como diz Zeffirelli "é um filme para apunhalar o coração". Há uma cena onde a dupla central se refere ao Brasil, e começa a dançar o "cha-cha-cha". Exibido nos cinemas como "O Campeão de Zeffirelli".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo