UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Homem Elefante (1980)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Foi Mel Brooks quem produziu com muita dificuldade este filme aparentemente difícil e de arte, que acabou tendo sucesso e indicações para o Oscar (Ator para Hurt, Direção de Arte, Figurino, Diretor, Montagem, Trilha Musical, Filme, Roteiro Adaptado e se existisse na época, também deveria ter um Oscar de Maquiagem).

Ganhou também outros prêmios (César, Bafta), mas o maior mérito de Brooks foi descobrir o diretor Lynch, que até então tinha feito apenas um estranho filme de arte ("Eraserhead"). Ele fez um bom trabalho, criando um imaginário visual (tudo em preto e branco, até para não virar fita de terror).

É baseado em fatos reais, mas não numa peça homônima que naquele momento fazia sucesso também na Broadway e Brasil. Acontece que no palco não aparecia o aspecto do herói, o ator continua normal e imitava apenas com gestos e expressão corporal (e a imaginação da platéia).

Cinema é mais realista e foi preciso criar todo um universo tenebroso da velha Londres vitoriana. O trabalho de maquiagem é notável, assim como do ator (foram 12 horas para aplicar tudo) que praticamente fica encoberto por ela, tendo que passar a emoção pelo corpo e pela voz.

Realizado com um elenco impecável (inclusive com a sra Brooks, Anne Bancroft como uma atriz famosa na época). Tem uma frase famosa: "Eu não sou um animal, sou um ser humano. Sou um homem". Lançado em bancas, merece mais atenção e melhor edição.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo