UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Os Deuses devem estar Loucos (1980)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Foi grande e inesperado sucesso de bilheteria em todo mundo, e também no Brasil, esta comédia leve e despretensiosa que poderia muito bem ser "Trapalhões na África". Todo mundo louvou sua mensagem em favor do bom selvagem contra as pseudo-maravilhas da civilização. Mas há um traço de racismo na figura do herói negro, que é tratado um pouco como um bichinho de estimação (ou será preconceito nosso, já que o filme foi realizado em pleno sistema de Apartheid, na África do Sul e no país vizinho, Botswana).

O filme custa um pouco a começar (tem uma longa introdução documental sobre a vida no deserto do Kalahari), e só fica realmente engraçado nas seqüências com um automóvel e seu desastrado motorista. N!xau era um nativo daquele deserto que foi descoberto durante os testes de elenco feito pelo diretor Uys.

Foi escolhido e aceitou o papel por algumas centenas de dólares, mas exigiu mais de meio milhão para estrelar a continuação. Sua morte foi anunciada em julho de 2003, mas nunca se soube sua idade exata nem causa da morte. Traz o especial "Jornada para Nyae Nyae" (uma visita às locações e um reencontro com N!xau - legendado apenas em inglês e japonês), galeria de fotos (Baraka School Photos), weblink e trailers.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo