UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Uma Longa Jornada (1980)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Chamou-se originalmente aqui "Cavalgada dos Proscritos" (e a legenda nos créditos mantém esse título), este western famoso por trazer irmãos na vida real fazendo os diversos irmãos do filme.

Não chega a ser um clássico do gênero, é um pouco desconjuntado (tem alguns cacoetes narrativos da época e a bendita mania de ser desmistificador) e os conhecidíssimos personagens estão pouco aprofundados (o filme tem extrema resistência em mostrá-los de forma negativa, o que atrapalha um pouco também). Mas ainda funciona.

Violento e estilizado (muito influenciado por Sam Peckinpah), tem cenas de ação, feitas por dublês, espetaculares. A trilha sonora de Ry Cooder parece anacrônica e um pouco excessiva. Stacy e James Keach, além de protagonizarem, também colaboraram no roteiro e foram produtores executivos.

Harry Carey Jr., veterano da companhia de atores de John Ford, faz uma ponta logo no começo, no assalto à diligência. Participou do Festival de Cannes. Merecia edição melhor com Making Of, retrospectivo, até porque alguns irmãos ficaram mais famosos hoje em dia (Christopher Guest como diretor e marido de Jamie Lee Curtis, Dennis Quaid como galã).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo