UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Homem do Pau-Brasil (1981)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 07/10/2008
Nota 3

Este foi o último e, talvez, o mais fraco filme de Joaquim Pedro (1932 - 1988), diretor de "Macunaíma". "O Homem do Pau-Brasil", expandiu a exploração da obra dos modernistas, dando vida à figura de Oswald de Andrade, aqui dividido entre dois atores: um homem, o subestimado Flavio, e a mulher Ítala.

Dedicado ao cineasta Glauber Rocha e com referencias ao Teatro Oficina e sua montagem clássica de "O Rei da Vela", o filme tem um ótimo elenco e uma produção bem cuidada.

Em cópia restaurada, é curioso, mas de difícil compreensão pela falta de familiaridade do público comum com o tema, além dos delírios de fantasia.

Resenha por Márcio Ferrari

Márcio Ferrari

Da redação [resenha-data-cadastro]
Nota 1

Último filme do diretor Joaquim Pedro de Andrade, "O Homem do Pau Brasil" é uma biografia do escritor Oswald de Andrade, interpretado simultaneamente pelo ator Flávio Galvão e pela atriz Ítala Nandi. Muitos figurões do mundo cultural de São Paulo na época da Semana de 22 aparecem na tela, alguns sem identificação: de Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos a Isadora Duncan, além, claro, de Mário de Andrade e Tarsila do Amaral (rebatizada de Branca Clara e interpretada por Dina Sfat).

Gozador e anárquico, o filme enfatiza em seu herói mais a liberação do corpo e a multiplicidade das formas de viver (como definiu o diretor) do que propriamente a estética modernista ou a emancipação política. Fora alguns momentos inspirados, assiste-se com aquela sensação incômoda de que o pessoal que fez o filme se divertiu mais do que a gente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo