UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror,Ficção Científica

Scanners, sua Mente Pode Destruir (1981)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 1

Foi o filme que revelou o diretor canadense Cronenberg ("A Mosca") que se tornaria um dos nomes mais famosos do gênero terror, com um estilo particular e predileção por efeitos gosmentos e cenas de choque. Aqui há uma boa idéia, razoavelmente bem contada, já que o orçamento é baixo e alguns efeitos envelheceram, em particular a celebre cena da explosão da cabeça.

É intrigante a idéia de "Scanners", fazendo com que a fita seja também ficção científica ou thriller e não tanto terror. Esses paranormais com excepcionais poderes telepáticos voltariam depois em quatro continuações inferiores. Apesar do final meio obscuro, no filme há um centro de pesquisas médicas que os estudam, numa trama complicada de traições, vilões, interesses comerciais e revelações inesperadas.

Embora tudo possa ser resumido na luta do scanner bom contra o scanner mau, o diretor consegue tornar a história aceitável e até fascinante. A bela Jennifer ("Verão de 42") aparece com 40 minutos de filme. Ajudado pela boa edição em banca a revista que vem junto é muito informativa e completa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo